Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O deputado estadual e presidente da Comissão de saúde e meio ambiente da Assembleia legislativa, José Viana (PSC) se reuniu nesta quarta, 9, com representantes do Sindicato de Enfermagem do Estado (Seet). Viana ouviu as reivindicações dos manifestantes que protestaram durante toda a manhã em frente á Casa de Leis pedindo a regulamentação de 30 horas semanais de trabalho para a categoria.

O movimento chamado de “30 Horas Já” está coletando assinaturas e pede o apoio dos deputados estaduais para a implementação da carga horária. Viana apresentou em julho um requerimento na Assembleia atendendo ao anseio da categoria. A solicitação foi transformada em anteprojeto de lei e está paralisado na Casa.

Em 2000, o então deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB) apresentou o Projeto de lei 2295/00 que institui a carga horária de 30 horas para os profissionais da enfermagem. O projeto está paralisado na Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Viana se comprometeu a ser um aliado nessa reivindicação que o sindicato está fazendo junto com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

A presidente do Seet, Lila Almeida expôs ao deputado as dificuldades da classe por causa da carga horária. . “Nossa demanda profissional é estressante e o impacto na folha de pagamento não vai ser grande, precisamos urgente dessa aprovação, o senhor é da saúde e sabe como funciona”, disse.

“Concordo sim com a carga horária, é um direito de vocês mas precisamos ver como fica a questão do impacto salarial”, expôs Viana. Uma nova reunião será agendada para tratar do assunto mas a data ainda não foi definida.

Fonte: Assessoria de Imprensa José Viana