Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação
  • Eduardo Hudson Amaral, presidente da Jope Nacional

Começou nesta quarta-feira, 12, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar, com mais de 150 inscritos, a 24ª Jornada Odontológica Brasileira de Estudos Sobre Pacientes Especiais – Jope. Os participantes são de várias cidades do Tocantins e também de outros estados. O evento vai até sexta-feira, 14, e tratará de variados temas relacionados às áreas odontológicas, médicas e afins, com vistas a discutir os múltiplos problemas que afetam as pessoas portadoras de necessidades especiais e que carecem de um tratamento profissional especializado.

O presidente da Jope Nacional, Eduardo Hudson Amaral, de Joinville – SC, abriu a programação destacando o panorama da odontologia para os pacientes especiais no Brasil e destacou o envolvimento dos profissionais que buscam novos conhecimentos. “Nesse espaço que a 24ª Jope nos possibilita, a gente consegue fazer uma troca não só cultural, mas também de conquistas para discussões à luz da sociedade e chamar o profissional e o cuidador que militam nessa área para maior interação. Palmas está fazendo isso agora e fica como start para a montagem de um Centro de Excelência para Pessoas com Deficiência”, comentou.

Eduardo Hudson enfatizou que a chegada dos profissionais da área médica é a novidade nas Jornadas de Estudos Sobre Pacientes Especiais e ficam caracterizados pelas discussões, envolvimento e comprometimento com a causa . “Na odontologia a gente conseguiu trazer isso de forma reconhecida pelo nosso Conselho Federal e a gente já vê nas Jopes, profissionais de todas as outras áreas. Sem dúvida, logo isso deixará de ser novidade”, afirmou.

Boa parte do público é formada por acadêmicos de odontologia. De Porto Nacional, a 60 km de Palmas, veio o estudante Rogério Henrique da Silva Bispo, do ITPAC, que a partir do ano que vem estará no mercado de trabalho como dentista. “Essa é uma oportunidade ímpar para nós acadêmicos. Estávamos precisando disso, de ter um conhecimento amplo na área e atender de forma especial. A Jornada veio na hora exata”, disse Rogério.

Há 24 anos, a cirurgiã dentistas Norma Iglesias, de Cuiabá – MT, tem sido participante fiel da Jornada. Já percorreu várias capitais com o evento sempre em busca do aperfeiçoamento profissional e do envolvimento nas discussões em prol das pessoas com necessidades especiais. Ricardo Iglesias, de 42 anos, portador da síndrome de daw, irmão da cirurgiã, tem sido forte motivo para que essa busca nunca acabe. “O existir do Ricardo é o gatilho para o investirmos cada vez maior no paciente especial”, disse. Um detalhe: o irmão, há cinco anos, também passou a viajar para as Jornadas.

Presenças

A cerimônia de abertura da Jope, às 8h20, teve a presença do Coronel Marielton Francisco dos Santos, Comandante Geral da Polícia Militar, representando o governador Siqueira Campos, deputada Luana Ribeiro, madrinha da Jornada, Eduardo Hudson Amaral, presidente da Jope Nacional, Juliano do Vale, presidente do Conselho Regional de Odontologia – CRO, Luiz Fernando Varrone, presidente da Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Seccional Tocantins, e Fátima Roriz, diretora da Organização Jaime Câmara, que apóia o evento.

Programação

Às 14h, será a vez do cirurgião dentista Daniel Hiramatsu, do Hospital Geral de Palmas, com o tema: Perfil Epidemiológico de Pacientes com Tumores de Boca no Estado do Tocantins. Em seguida, ás 15h, o Dr. Décio dos Santos Pinto Júnior, da USP-SP, falará sobre Câncer de Boca: Bases para o Diagnóstico Precoce e Tratamento Multidisciplinar. A programação do dia será encerrada com Dr. Amir Oliva, da Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, com o tema: Desmistificando o Tratamento Odontológico do Paciente com Comprometimento Sistêmico e do Idoso Frágil.(Assessoria de Imprensa)