Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Um leitor do portal Conexão Tocantins encaminhou fotos de um carro da Prefeitura de Palmas que passou parte da tarde estacionado na 104 Sul, ao lado do Edifício Copas Verdes. Segundo o leitor  às 17h30min o carro estava estacionado no local.

Segundo o relato eram dois funcionários no carro que após estacionarem na calçada um entrou no chaveiro perto dali e o outro foi para uma  lanchonete.  Há poucos dias a fiscalização de trânsito da Prefeitura autuou vários donos de veículos justamente porque os carros estavam estacionados nas calçadas. “Fiquei indignado com essa situação, porque a população não pode estacionar nas calçadas e porque os servidores com carros da Prefeitura podem?”, indagou o leitor.

A prática de estacionar em calçadas, principalmente em avenidas no centro da cidade, existe há anos em Palmas mas agora a Prefeitura quer cumprir o que diz a lei. Os comerciantes reclamaram da autuação de vários veículos, mas a Superintendência de Trânsito da capital alegou que eles foram notificados sobre a proibição. Por outro lado a medida foi bem recebida entre os pedestres que sempre tiveram que dividir as calçadas com carros e motos.

A Operação Calçada Limpa foi realizada por agentes da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito da capital. Atualmente além do Código de Posturas que proíbe estacionar em calçadas,  na legislação de trânsito da capital, duas normativas prevêem infração por estacionar sobre passeio público .