Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), vai apoiar o projeto Fundo de Quintal, que será realizado no município de Porto Nacional. O projeto está integrado ao programa Tocantins Produtivo e o protocolo de intenções foi assinado nessa terça-feira, 28, pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra, o prefeito Otoniel Andrade, o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Serviço Agropastoril de Porto Nacional (Acisa), Wilson Neves da Silva.

O programa Tocantins Produtivo é uma iniciativa do Governo direcionada ao fortalecimento dos micros e pequenos empreendedores, aproximando ações públicas da iniciativa privada e do terceiro setor, para promover o desenvolvimento socioeconômico, principalmente com a geração de emprego e renda. De acordo com o subsecretário, o programa vai dar suporte às ações produtivas nos diversos municípios, por meio de parcerias.

Em Porto Nacional, o projeto Fundo de Quintal foi idealizado pela Acisa com o propósito de promover o beneficiamento, a transformação e a comercialização da produção das pequenas indústrias de “fundo de quintal”, agregando valor aos produtos. Dessa forma, espera-se melhorar a qualidade de vida dos empreendedores e promover a sustentabilidade dos pequenos negócios. O presidente da entidade avaliou o ingresso do projeto Fundo de Quintal no programa  Tocantins Produtivo se dá “no momento certo”, quando Porto Nacional busca se desenvolver.

“Ele vem atender à necessidade dos empresários, principalmente dos microempreendedores individuais, na questão da capacitação, orientação, industrialização e comercialização dos produtos. A gente só cresce com parceria. Tenho certeza de que o Tocantins Produtivo em Porto Nacional vai ser um sucesso”, considerou Wilson Silva.

O prefeito Otoniel Andrade destacou a importância do apoio do Executivo estadual para fortalecer os municípios. “Nós estamos tendo uma boa parceria com o Governo do Estado, principalmente com a Sedetur, onde nós estamos buscando a industrialização do nosso município. E essa parceria é muito importante para os pequenos produtores”, disse.

Fabiano do Vale, por sua vez, pontuou que o Tocantins Produtivo representa um projeto inovador, que agrega as pequenas empresas e indústrias ao  Estado, facilitando a vida do pequeno empresário e possibilitando a geração de mais negócios. “Essa parceria vai ajudar a valorizar o comércio local e facilitar a vida dessas empresas, para que elas sobrevivam e gerem emprego”, destacou. (Ascom Sedetur)