Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foi realizado no dia 08 de outubro de 2015 em Paranã, por volta das 9 horas da manhã, reunião com os vereadores da região sudeste do Tocantins. Estando presente, além do presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), Elson Ribeiro dos Santos, o município de Palmeirópolis, representado pelo presidente Fabio Gonçalves, São Salvador, Nelson Rodrigues e Paranã pelo atual presidente José Mendes.

A reunião foi um convite que o presidente da Câmara de Paranã José Mendes fez a Uvet a fim de trazer o tema: ”Qual a Verdadeira Função do Vereador”. Foi uma palestra aberta onde todos podiam fazer perguntas e obter respostas relacionadas ao papel do vereador e aconteceu no plenário da Câmara Municipal daquela cidade.

O vereador de Tocantinópolis e presidente da Uvet, Elson Ribeiro, disse que “vereador significa acreditar que podemos fazer transformações, desencadeando em dias melhores para nossa gente, para o Tocantins e para o Brasil”, afirmou. Segundo o presidente, um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um poder legislativo forte e independente. “Somos o alicerce da democracia e que sem ele, é deficiente e ineficaz, apesar das leis expressarem claramente em poderes independentes e harmônicos entre si. Ainda falta muito para que isso vire realidade, precisamos fazer valer nossa condição de principal agente político do País, para que a população entenda que a frase vereador faz muito pouco, não é verdade. Temos que nos comportar como fiscal do povo. O único político que tem o contato direto com o povo é o vereador”, disse. 

De acordo com Elson, o vereador é a liderança mais próxima do cidadão, contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar, se organizar e buscar o crescimento e desenvolvimento, e por isso, tem que ser ouvido e destacado pelas suas funções.

A União dos Vereadores do Tocantins, na representação do poder legislativo municipal, opera na retaguarda da atuação dos vereadores, voltada a efesa dos interesses dos seus mandatos, do parlamento municipal e do municipalismo tomadores de decisões. Quando se fala em cuidar do poder legislativo, não é só cuidar do prédio, mais também da pessoa do vereador.

Também esteve presente no evento o vereador de Gurupi, Cabo Carlos que afirmou a dificuldade que o político tem de se reeleger e das divergências que existe entre os próprios colegas. A Uvet tem a finalidade de visitar todos os municípios fazendo este tipo de reunião.