Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rondinelli Ribeiro

Quais as origens do Poder Judiciário no Tocantins? Quais personagens marcaram a sua história? Qual sua participação na criação do Estado do Tocantins? Estas e muitas outras perguntas são respondidas durante a visita teatralizada denominada “Por dentro do Palácio da Justiça”, idealizada pelo presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes.

A partir de agora, estudantes e público em geral que desejarem conhecer o Poder Judiciário tocantinense serão recebidos pelo personagem histórico Joaquim Theotônio Segurado, um dos maiores entusiastas do movimento separatista do Norte de Goiás. Uma apresentação para imprensa, que contou também com a presença de servidores e magistrados, foi realizada nesta terça-feira (22/11).

Antes, porém ocorreu a pré estreia durante a edição do projeto TJ Cultural no último dia 11e uma apresentação especial no Tribunal Pleno para os desembargadores, na sessão especial em homenagem a aposentados do Poder Judiciário, no dia 17 passado.

O Projeto consiste numa visita teatralizada ao Palácio da Justiça Rio Tocantins, onde os visitantes conhecem as dependências do Tribunal de Justiça com uma apresentação especial, feita pelo ator Osmar Casagrande. Para composição do personagem foi realizada uma profunda pesquisa de época, no que se refere a figurino e linguagem, o que resultou num desempenho elogiado por aqueles que tiveram oportunidade de assitir.

O público alvo do projeto são alunos do ensino fundamental, médio e estudantes universitários com agendamento.

O evento desta terça-feira (22/11) foi aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes. Em seguida, o público presente conheceu os principais ambientes do Tribunal de Justiça e suas respectivas funções. 

O presidente Ronaldo Eurípedes disse que se aproximar mais do cidadão é um dos objetivos do Judiciário. “O Judiciário é do cidadão e de uma forma bastante lúdica vamos trazer as pessoas para conhecer a nossa história e conhecer a história do próprio estado. Como foi que nós começamos? Como e quando a Justiça se iniciou aqui? Esse é o nosso papel”.

Ao anunciar que a visita teatralizada está aberta para agendamento escolar a partir de agora, o desembargador Ronaldo Eurípedes afirmou que “é importante disseminar o conhecimento entre os jovens, mostrar as origens do Estado do Tocantins. Isso é fundamental para sua formação. E essa é a contribuição que o Judiciário dá para a formação dos jovens tocantinenses”.

Avaliação da imprensa

Dídimo Póvoa, apresentador do programa CBN Justiça e titular da coluna Justiça no Jornal do Tocantins: “Parabenizo pela iniciativa, porque, além de nos contar a história, isso é feito através de um grande personagem, que é Theotônio Segurado. Estou encantado com o que vi aqui”.

Fátima Fernandes, diretora Jornal Stylo: “Muito inteligente, maravilhosa. A gente teve a impressão de que estava realmente na época de Theotônio Segurado, como se fosse um filme. O Tribunal de Justiça está de parabéns. Foi fantástico”.

Fernando Hessel, diretor  geral do SBT Tocantins: “Ter a oportunidade de conhecer Thetônio Segurado em pleno 2016 é emocionante. Parabenizo o Tribunal de Justiça e toda a equipe por fornecer cultura e isso é o que importa. Os meios de comunicação agradecem imensamente. Tenho certeza que muitas pessoas vão conhecer o Tocantins através dessa ação realizada pelo Tribunal de Justiça”.

Fernando Ferreira, diretor de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Estado: “O projeto é bastante envolvente. Vivemos no estado há algum tempo e temos um pouco de conhecimento da participação de Theotônio Segurado na criação do Tocantins, mas trazer isso para dentro do Tribunal de Justiça e trazer alunos e outros segmentos da sociedade para conhecer um pouco mais a Justiça do Tocantins é maravilhoso, ainda contextualizando a história do estado”.

Wibergson Gomes, editor do jornal O Girassol: “A iniciativa foi de total acerto ao reviver a história e dar vida a personagens históricos de nosso estado”.

Objetivo

O projeto tem o objetivo de aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e principalmente o funcionamento básico da Justiça.

Personagem                                                                                                 

O personagem que conduz a visita no Palácio da Justiça é uma das figuras históricas mais conhecidas dos tocantinenses: o português Joaquim Theotônio Segurado, interpretado pelo ator Osmar Casagrande.

Joaquim Teotônio Segurado (Moura, 25 de fevereiro de 1775 — Vila de Palma, 14 de outubro de 1831) foi uma personalidade de destaque da história de Goiás e do Tocantins. A principal avenida da capital do estado, Palmas, leva seu nome. Joaquim Teotônio Segurado foi ouvidor, corregedor, desembargador, escritor, pesquisador, pensador, ativista, literato, administrador, comendador, provedor, político, advogado, deputado, fazendeiro e governador. Em seu retorno de Portugal, no ano de 1823, Segurado afasta-se completamente da vida pública. Aos 56 anos de idade, em 14 de outubro de 1831, morre assassinado em sua fazenda na Vila de Palma, hoje Paranã, uma das cidades por ele fundada. Foi morto por questão política, afinal fora contra a independência do Brasil e lutou pela autonomia do norte de Goiás, hoje estado do Tocantins. Ainda em Portugal, Teotônio fora informado da independência do Brasil e sabia que neste momento seu retorno ao país poderia lhe custar a vida. Mesmo assim retornou ao Brasil, pois seu desejo era morrer em solo tocantinense.