Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação nessa quinta-feira, 9, para que o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e o secretário estadual da Saúde, Marcos Esner Musafir, providenciem a regularização imediata dos serviços de hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas (HGP). Isso porque os médicos Ibsen Suetônio Trindade e Andrés Gustavo Sánchez Esteva, que continuam presos na Operação Marcapasso, são os únicos profissionais escalados para realizar os serviços de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do HGP, neste mês de novembro.

O MPF teve acesso a documentos demonstrando que esses dois médicos são os responsáveis pela realização de cateterismos cardíacos e angioplastias no setor de Urgência e Emergência do Serviço de Hemodinâmica do HGP. Portanto, acredita-se que os serviços de hemodinâmica e cardiologia intervencionista possam estar paralisados, gerando risco para a vida dos pacientes.

Na Recomendação, o MPF defende que o Poder Público providencie medidas que garantam o pleno funcionamento dos serviços de hemodinâmica do HGP, independente da atuação dos dois médicos presos cautelarmente, sob pena de prejudicar as investigações da Operação Marcapasso.

De acordo com a Recomendação, as providências adotadas pelo Governo do Estado, podem compreender alteração das escalas ou, até mesmo, a contratação emergencial de médicos. A Secretaria da Saúde deve instalar uma Comissão para identificar as alternativas para regularização do serviço de hemodinâmica do HGP e encaminhar as atas de reuniões para o MPF, para fins de conhecimento e acompanhamento. (MPF/TO)