Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os servidores do Poder Executivo do Estado do Tocantins que são usuários do cartão Brasilcard concedido pelo governo foram surpreendidos nesta sexta-feira, 16, ao tentar fazer compras com uma mensagem de que a compra não havia sido aprovada, já que o cartão estava sem limite disponível.

Alguns servidores entraram em contato com a redação do Conexão Tocantins por telefone e e-mail, relatando momentos de constrangimento por causa deste problema. “A gente sempre espera o dia 16 para fazer compras no mercado, comprar remédios na farmácia. E hoje nós fomos surpreendidos no comércio na hora de passar o cartão porque não tinha limite. O governo desconta da gente todo mês e não faz o pagamento”, disse um servidor usuário do cartão que pediu para não ser identificado na matéria.

O limite do cartão utilizado pelos servidores deveria, segundo informam, ser renovado no dia 16 de cada mês, mas na última quarta-feira, 14, os usuários receberam uma mensagem da administradora do cartão informando que o limite não seria renovado e orientando para que os usuários procurassem o RH de seu local de trabalho. “Nós ligamos nos RHs, mas nenhum deles diz qual é o problema. Nós ficamos sabendo que é falta de pagamento do estado, mas os RHs não confirmam”, disse o servidor.

Brasil Card

Por meio de nota a Brasilcard confirmou ao Conexão Tocantins que os cartões dos servidores estaduais não tiveram o limite renovado no dia 16/11 por falta de repasse dos valores consignados por parte do Governo do Estado. 

A empresa informa que tentou, por diversas vezes, negociar os repasses dos valores sem sucesso. Na semana passada, as secretarias gestoras do contrato foram notificadas sobre a suspensão dos serviços, segundo a Brasilcard.

Entidades Sindicais 

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), cerca de 7 mil servidores em todo o Estado utilizam o cartão Brasilcard que funciona como um adiantamento salarial. O sindicato confirmou que o governo não fez o pagamento e, por este motivo, o limite não foi creditado. O Sisepe informou que está negociando com o Estado para que o pagamento seja feito imediatamente.

Ainda na manhã desta sexta-feira, 16, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (SINTRAS-TO) emitiu expediente ao governador Mauro Carlesse cobrando solução imediata da falta de pagamento do cartão Brasilcard.

Conforme o Sintras, vários servidores públicos foram surpreendidos quando foram utilizar o cartão em suas atividades corriqueiras e vivenciaram "situações de constrangimento pessoal e moral".

Segundo o presidente do Sintras, tal situação demonstra falta de compromisso da gestão. “O que queremos é que o Governo cumpra seu compromisso assumido de zelar do servidor público, queremos que ele priorize isso em sua gestão. Com isso aguardamos a resolução imediata da questão para que os servidores possam seguir sua vida normalmente”, destaca Manoel Miranda.

Esta é a primeira vez, segundo os servidores, que o limite do cartão não é renovado por falta de pagamento. 

O Conexão Tocantins solicitou à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) um posicionamento a respeito do problema e até o fechamento desta matéria não obteve resposta. O espaço permanece aberto para atualização do posicionamento do Governo do Estado. (Atualizada às 15h56)