Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) convoca gestores municipais de todo o Estado a participarem de três eventos técnicos que a entidade municipalista está organizando neste mês de setembro com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Os eventos serão realizados no auditório da ATM, na Escola Estadual Professora Elizângela Gloria Cardoso e na Universidade Federal do Tocantins (UFT), todos em Palmas/TO.

CNM

Nos dias 24 e 25 de setembro a Confederação Nacional de Municípios estará em Palmas em mais uma edição do CNM Qualifica. Desta vez a capacitação será sobre “A Matriz de Saldos Contábeis”, sendo destinados aos prefeitos, contadores e consultorias contábeis. Os Municípios filiados à CNM terão o curso de forma totalmente gratuita. Interessados deverão se inscrever no hotsite do CNM Qualifica, acessado por meio deste link. O evento será realizado no auditório da ATM, situado à Avenida Teotônio Segurado, ACSU SO 50, Cj 01, LT 21, Plano Diretor Sul, em Palmas.

FNDE

O Encontro Técnico do FNDE no Tocantins será realizado dias 26 e 27 de setembro, na Escola Estadual Professora Elizângela Gloria Cardoso, na quadra 401 Sul, em Palmas.

O evento realizado por meio do Projeto Mais Brasil em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) tem o objetivo de subsidiar os gestores municipais sobre a utilização do apoio técnico e financeiro, oferecido pelo Governo Federal, para a execução de obras de construção, ampliação e reforma para a educação básica, utilizando o Plano de Ações Articuladas (PAR), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC).

O público-alvo do encontro é formado por prefeitos, arquitetos, engenheiros e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs).

As inscrições devem ser feitas neste link e já no cadastro os participantes poderão escolher os assuntos que serão abordados no atendimento, que ocorrerá paralelamente às palestras.

Sudam

Por fim, de 25 a 27 de setembro, ocorrerá a Conferência Regional da SUDAM no Tocantins, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) evento que tem o objetivo de fortalecer a capacidade dos Municípios conveniados com a Superintendência em executar os recursos federais descentralizados. Inclusive, o Tocantins é o estado da federação brasileira que possui o maior numero de convênios firmados com a Sudam de 2015 a 2018, um total de 229 convênios com mais de 100 municípios tocantinenses. O público-alvo são prefeitos, arquitetos, engenheiros e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs).

O evento será realizado na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas. A parte institucional, que ocorre dia 25/09, das 8h às 12h, será realizada no Auditório do Bloco IV (Reitoria). Já a parte técnica, que começa no dia 25, a partir das 14h, será realizada no laboratório 108, bloco III.

A Sudam informou que essa conferência será direcionada inicialmente apenas para 40 Municípios prioritários, sendo que posteriormente será realizada para os demais Municípios conveniados. Contudo, os Municípios podem entrar em contato com a SUDAM por meio de ofício, demonstrando interesse e informando os participantes que representarão os Municípios no encontro. O ofício deve ser enviado para: agi@sudam.gov.br

ATM

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, convoca os gestores municipais das referidas áreas a participarem dos encontros. “São grandes oportunidades dadas aos Municípios para que possam sanar dúvidas e entenderem como funciona a sistemática dos convênios e recursos federais, além de se capacitarem para os assuntos contábeis. De grande importância a participação de prefeitos, secretários e servidores técnicos, além de arquitetos, contadores, engenheiros e gerentes municipais de convênios”, finaliza.