Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Coleta de lixo está paralisada em Palmas

Coleta de lixo está paralisada em Palmas Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas

Foto: Luciana Pires/Prefeitura de Palmas Coleta de lixo está paralisada em Palmas Coleta de lixo está paralisada em Palmas

A Prefeitura de Palmas informou que abriu processo de contratação emergencial para prestação de serviço de coleta de lixo na capital. A informação veio após a paralisação do serviço pela Valor Ambiental, que realizava a coleta desde o ano de 2014.

A empresa informou que a prefeitura está devendo R$ 13,3 milhões desde o mês de maio, totalizando mais de 100 dias sem pagamento. Alegando falta de condições para dar continuidade ao serviço, a empresa paralisou os serviços nesta última segunda-feira, 11, e dispensou seus funcionários.

A Valor Ambiental informou que encaminhou ofício à prefeitura no último dia 7 informando a dificuldade em continuar trabalhando devido à falta de pagamento, ainda assim a prefeitura alega que a empresa não teria comunicado a suspensão.

Ainda segundo a prefeitura, o serviço não será descontinuado. A administração no entanto não informou como o serviço será mantido até que a nova empresa responsável seja anunciada. Os envelopes da licitação emergencial foram abertos ontem. Três empresas apresentaram propostas, entre elas a própria Valor Ambiental. As outras duas são CGC Concessões Ltda e MB Limpeza Urbana. A vencedora ainda não foi divulgada.

O contrato da administração pública com a Valor Ambiental encerra-se no próximo dia 26. Segundo a Prefeitura, a empresa vinha recebendo mensalmente os serviços medidos, sendo a última fatura liquidada no dia 1º de novembro, no valor de R$ 2.744 milhões. “A se confirmar a paralisação, a Prefeitura adotará as medidas necessárias para assegurar que a empresa cumpra todas as suas obrigações contratuais”, afirma.