Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Sebrae Tocantins em parceria com a Votorantim Cimentos, lançou o programa de Encadeamento Produtivo na noite dessa quinta-feira, 13. A iniciativa tem o objetivo de estimular relacionamentos cooperativos de longo prazo, além dos pequenos negócios da região a se adequarem aos requisitos das grandes companhias, facilitando a realização de negócios. O lançamento foi realizado de forma virtual e contou com participação de representantes do Sebrae Nacional, diretoria executiva do Sebrae TO, empresários e representantes da Votorantim.

Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, o projeto representa melhoria da competitividade e cadeia de valor de empresas de todos os portes. “O Encadeamento Produtivo contribui para o fortalecimento das empresas do Tocantins de forma mais consistente, além de proporcionar conhecimento para que melhorem seus processos internos para que as atuações no mercado aconteçam de forma mais qualificada e competitiva”, explicou.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, destacou que os esforços e conhecimentos entre as empresas quando somados ampliam as oportunidades para novos negócios. “Essa parceria estimula a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia e impulsionando o desenvolvimento local de forma sólida”, afirmou acrescentando que o projeto é uma das soluções mais criativas já propostas pelo Sebrae junto a Votorantim para proporcionar um ambiente de negócios entre pequenas e grandes empresas. 

Encadeamento Produtivo

As etapas do Programa Encadeamento Produtivo contemplam a realização de diagnóstico das empresas para a elaboração de planos de ação específicos. Também estão previstas rodadas de capacitações em grupo, com temas definidos a partir das necessidades levantadas nos diagnósticos. Os empresários participantes terão ainda consultorias e apoios técnicos, incluindo o estabelecimento de metas e de gestão de indicadores mensais.