Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

As obras da primeira etapa da Via Norte seguem em execução, com previsão de entrega no próximo mês de junho. A Prefeitura de Araguaína alerta sobre condutores que têm ignorado a sinalização no local, retirando os cavaletes para avançar nos pontos onde o tráfego ainda não está liberado. Como o local ainda é um canteiro de obras, a passagem de outros veículos prejudica o bom andamento dos serviços.

Além do tráfego em local proibido, alguns condutores se arriscam pela contramão em alta velocidade. À noite, o risco é ainda maior, pois no local não há iluminação ou sinalização horizontal ou vertical.

“O respeito às interdições sinalizadas com placas provisórias de obras é indispensável para a segurança pessoal e coletiva. Há riscos de queda nas aberturas para bocas de lobo e poços de visita em execução, colisão com máquinas pesadas ou operários, entre outros riscos”, pontuou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.

Para prevenir os riscos, as equipes da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) estão intensificando a fiscalização ao longo das vias transversais.

Águas de Araguaína

O desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura aliado à preservação das nascentes é o objetivo do Projeto Águas de Araguaína. O projeto é executado com recurso oriundo de financiamento obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

A canalização evitará a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra, consequentemente colaborando para a despoluição do Lago Azul.

Além da implantação da Via Norte, que ligará o centro da cidade a 14 bairros, o Projeto contempla uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas, e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.