Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vanderlei Luxemburgo e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (E).

Vanderlei Luxemburgo e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (E). Foto: Chico Ferreira

Foto: Chico Ferreira Vanderlei Luxemburgo e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (E). Vanderlei Luxemburgo e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira (E).

Filiado ao PSB e pré-candidato ao Senado pelo Tocantins nas eleições 2022, o empresário e técnico de futebol, Vanderlei Luxemburgo, afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta terça-feira, 5, estar preparado para disputar o pleito e se coloca em posição de neutralidade política. 

O pré-candidato conta que desde que filiou-se ao PSB tem participado das reuniões diárias e que, no momento, se discute internamente a data para lançamento de sua candidatura. "Agora vai se definir a data e provavelmente vai ser ao Senado. A possibilidade maior. Já é até considerado internamente", afirmou. 

Luxemburgo disse ter sido muito bem recebido por todas os representantes do PSB. "Fui muito bem recebido pelo Carlos Siqueira (presidente nacional), pelo Carlos Amastha, pelo Rollemberg (Rodrigo Rolemberg, ex-governador do DF), pelas pessoas que comandam o PSB", conta. 

Questionado sobre as principais pautas políticas a serem defendidas em sua campanha, Luxemburgo deixou claro ser "muito melhor ouvir do que prometer". Segundo ele, sua intenção é conhecer ainda mais as carências dos cidadãos, municípios e Estado. "Todo mundo que é pré-candidato diz que tem muitos projetos, pautas políticas e projetos. A primeira coisa que pretendo agora é caminhar para ouvir as necessidades do povo do Tocantins, quais são as necessidades das cidades e dos municípios. Já andei, já conheci, mas vai ser algo mais direto. Não adianta o que você tiver de proposta, o que vai discutir, tem que saber se a discussão vai de encontro às necessidades da população. Minha ideia é buscar entender e saber o que as pessoas estão precisando, o que que cada município necessita, o que o Estado precisa", ressalta. 

Luxemburgo afirma ter muita experiência em gestão humana. "Lido com gestão humana a minha vida toda. Lidei com a gestão de um clube como o Flamengo de 30 a 40 milhões de pessoas, que são os torcedores, que são adeptos, apaixonados. É como se fosse o Tocantins, apaixonado pelo Tocantins. Então a gente tem que saber os anseios dessa população, os anseios desse torcedor e tornar realidade", compara. 

Amigo Pessoal 

Declarado amigo pessoal do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o pré-candidato Luxemburgo frisou não estar preocupado com a polarização "esquerda ou direita". Após ser indagado se pretende lançar candidatura associada ao Governo do Estado ou ao grupo de oposição, Luxemburgo afirmou: "Não existe seguir com a direita ou com a esquerda. Nossa ideia é caminharmos numa neutralidade. Isso já está bem decidido dentro do partido", frisou. 

Segundo o pré-candidato, no momento, no Brasil, está todo mundo muito preocupado com a polarização direita ou esquerda, "Bolsonaro ou Lula, fulano ou Beltrano, e estão esquecendo que o Brasil precisa nesse momento deixar de ser raivoso e caminhar para uma situação que possa ser melhor para o País", afirmou, complementando: "Temos um projeto para acrescentar para o Tocantins. É um projeto que caminha solo, em busca de um espaço, de uma mudança de mentalidade na política. A política não é raivosa. A política 'são' rivais momentâneos e não inimigos eternos", afirma. 

Esporte

Provocado pelo Conexão Tocantins, o pré-candidato também aproveitou para analisar sobre as carências no esporte tocantinense e ressaltou ser preciso fazer muitas mudanças, especialmente no futebol. "É preciso mudar a mentalidade, acima de tudo, é fazer um projeto a nível estadual, forte, para um período maior, de 5 anos, para poder daqui a 5 anos tirar frutos de algo que foi plantado e semeado", diz. 

Luxemburgo, que também já foi técnico da Seleção Brasileira de Futebol diz ser preciso buscar o melhor para esporte tocantinense. "Precisa ser feito alguma coisa, realmente. Está muito abaixo daquilo tudo que se busca dentro do esporte, dentro do futebol e também no próprio esporte em geral para o Tocantins. [...] A minha ideia passa pelo esporte em geral. Tem muita coisa que pode ser feita", conta. 

Luxemburgo afirma ainda que o Tocantins pode ser um celeiro para grandes jogadores e que possui áreas que podem ser trabalhadas no intuito de impulsionar o esporte. Segundo ele, é preciso implantar projeto sério, destinado ao tema, com profissionalismo. "Isso, daqui a 5, 6 anos, você pode ter um time do Tocantins disputando a competição da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro", salientou. 

Futebol e Turismo

Futebol e turismo estão entre as principais pautas defendidas por Luxemburgo. O empresário coordena dois importantes projetos no Tocantins: o "Rotas Tocantins", destinado ao turismo, e o "Peladão do Luxa", destinado ao esporte. "O tocantinense não conhece o Tocantins. Eu conheço porque andei 120 municípios para conhecer. A nossa mensagem é de fazer diferente. Nós queremos fazer diferente. Eu quero fazer diferente. O PSB quer fazer diferente. Fazer uma política voltada para o tocantinense. O projeto vai vir de acordo com o que escutar da população. A população determina", frisa. 

Perfil 

 (Foto: Fabiano Vieira)

Luxemburgo foi técnico da Seleção Brasileira, do Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Vasco, Corinthians, Fluminense, Santos, Grêmio e Real Madrid, entre outros times. Ele está afastado do futebol desde sua última passagem pelo Cruzeiro em 2021. Mesmo com os novos projetos, Vanderlei continua sendo cotado para assumir grandes times, recebendo convites tentadores. Desde que saiu do Cruzeiro, no final de 2021, rejeitou propostas nacionais e internacionais, como ele mesmo confirma. 

O empresário possui residência fixa em Palmas, onde é presidente de uma das maiores emissoras de televisão no Estado, a TV Jovem Palmas, afiliada da TV Record.