Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe do Instituto Canopus, entidade com mais de 30 anos de atuação no terceiro setor no Brasil, está atuando com um ponto de apoio em Porto Alegre – RS, para ajudar na tragédia humanitária provocada pelas enchentes. A entidade, que é braço social do Grupo Canopus, um dos maiores grupos de concessionárias de veículos do centro-oeste, também está com várias ações entre colaboradores e clientes, além de realizar uma campanha nacional de arrecadação de donativos e recursos para ajudar as vítimas.

Os impactos da maior tragédia ambiental no Rio Grande do Sul aumentam a cada dia. De acordo com a Defesa Civil, já são mais de 2 milhões de pessoas afetadas com as enchentes em 446 cidades. Mais de 500 mil pessoas continuam fora de casa, desse total 80 mil estão em abrigos improvisados. O número de mortos passa de 160 e cerca de 88 pessoas estão desaparecidas. 

“Perante essa tragédia, mobilizamos nossas empresas, colaboradores e voluntários em todo país para uma ação humanitária, que vai desde a arrecadação de alimentos até suporte com nossa equipe aqui em Porto Alegre”, destaca Marcos Cruz Júnior, diretor de Pessoas e um dos coordenadores da campanha pelo Grupo Canopus . A arrecadação de donativos tem como pontos de coleta todas as concessionárias do grupo empresarial, presente nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e com representações nos outros Estados por meio do Consórcio Canopus.

Em Palmas, a central de coletas das doações é na concessionária GWM Canopus, na Av. LO-02 - Plano Diretor Norte, Palmas – TO, ao lado praça dos Girassóis.

Experiência em Ações Humanitárias

O Instituto Canopus sempre apoia as maiores ações de ajuda humanitária no Brasil e no exterior. Voluntários que estão em Porto Alegre já atuaram nos desastres de Petrópolis e região serrana do Rio de Janeiro, litoral de São e no Nordeste. A entidade também contribuiu de forma significante com recursos para vítimas de Tsunamis no Japão e furacão nas Filipinas. Durante a pandemia da Covid 19 o Instituto Canopus também realizou um de seus maiores projetos, o Saciar, garantindo alimentos para famílias carentes por mais de 6 meses. Ação beneficiou mais de 350 mil pessoas.

Atuação em Porto Alegre

A equipe do Instituto Canopus na capital gaúcha criou uma base para ajudar na organização e distribuição dos donativos que são enviados pela campanha nacional de arrecadação. “A nossa meta é agir rápido com os donativos, principalmente com a entrega de alimentos direto para as famílias que precisam, sem passar por intermediários, e com isso melhorar as condições mínimas que quem perdeu tudo nessa tragédia”, esclarece Maisa Coutinho, Presidente do Instituto Canopus, que se encontra com uma equipe do Instituto cadastrando famílias e encaminhando as doações. Os voluntários do Instituto percorrem os bairros mais afetados de Porto Alegre e região metropolitana. O trabalho da entidade vai continuar pelos próximos meses.

Saiba como doar para a campanha SOS RS do Instituto Canopus. Acesse: www.institutocanopus.org.br

 Foto: Instituto Canopus

 Foto: Instituto Canopus

 Foto: Instituto Canopus