Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em data histórica para o Judiciário Tocantinense, a Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Desembargadora Willamara Leila, inaugurou, na noite desta sexta-feira (16/07), a sede definitiva do Fórum de Paranã - Palácio Desembargador Theotônio Segurado -, na Comarca Mãe do Estado. “Hoje em Paranã se tornam realidade ideais seculares de figuras históricas, magistrados, advogados, promotores e Servidores da Justiça e de toda a comunidade desta cidade”, afirmou a Presidente do Tribunal. Na solenidade de inauguração, a Presidente recebeu a notícia de que o município lhe concedeu o título de cidadã Paranãense.

De acordo com a Presidente Willamara, a entrega do Fórum de Paranã representa a conquista de dois ideais. Um deles é histórico e o outro material. “O ideal histórico se realiza com a constatação de que Theotônio Segurado era realmente um visionário. O que celebramos hoje, o novo Fórum da cidade, nos remonta aos idos de 1815, quando foi por ele idealizado o movimento separatista do Norte de Goiás. Há dois séculos atrás, Theotônio foi promovido a Desembargador para atuar na Comarca de São João das Duas Barras, hoje Paranã, e aqui vislumbrou um futuro de desenvolvimento que hoje se faz realidade”, disse a Desembargadora.

Sobre o ideal material, a Presidente destacou que a inauguração do prédio projeta Paranã para o futuro. “Futuro este de obras de infraestrutura dignas do nosso povo Tocantinense e que garanta o pleno exercício da cidadania. É aqui nestas estruturas de concreto e fortes pilares, que os conflitos serão solucionados e que se fará justiça buscando paz, fraternidade, pluralidade e solidariedade”, declarou.

Na solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, doutor Clenan Renaut, fez um traçado da história da cidade e do Tocantins. “Vejo com alegria a felicidade do povo por essa obra que representa o sentido da Justiça”, disse.

Qualidade

O Presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins (Asmeto), doutor Allan Martins, disse que o Poder Judiciário Tocantinense tem cumprido seu papel. “Destaco que foi muito importante o Judiciário conseguir a sua autonomia financeira. E aí teve o relevante empenho da Desembargadora”, apontou. O Servidor do Fórum da cidade, Alvernes Camelo Sobrinho, afirmou que a nova sede engrandece Paranã e dá mais dignidade aos Serventuários. Ele agradeceu à Presidente do TJTO pelo trabalho realizado no Judiciário Tocantinense.

O Juiz Titular da Comarca de Paranã, doutor Fabiano Ribeiro, pontuou que o Judiciário Tocantinense caminha a passos largos no caminho da prestação jurisdicional de qualidade. A advogada Ilma Bezerra Gerais, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins, disse que à Paranã, “por sua grandeza e nobreza de seu mister, faltava a casa própria. Em nome da OAB, congratulo a administração da Desembargadora Willamara, pois seu empreendedorismo gera admiração aos jurisdicionados e aos operadores do Direito”.

A Prefeita de Paranã, Edymêe de Cássia Pereira Costa Tocantins declarou que a construção do Fórum eleva a cidade aos melhores serviços judiciais. “Agradecemos ao Tribunal, em especial a Presidente Willamara”, apontou.

Representando a Defensoria Pública, a defensora Cerise Bezerra Lino Tocantins, destacou que Paranã, dentre tantos outros avanços, dá mais um salto de qualidade, mais um passo em direção ao progresso do Poder Judiciário. “O jurisdicionado pode, agora, contar com uma bela casa de justiça, além de um Poder Judiciário renovado e modernizado”, disse.

O promotor da Paranã, Marcelo Mansour, destacou a hospitalidade e fraternidade da população local. “Em menos de três meses no Estado, já vi três fóruns serem inaugurados”, declarou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TJ