Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tomaram posse nessa última terça-feira, 7, os novos membros da corte eleitoral do Tocantins em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Mauro José Ribas e João Olinto Garcia de Oliveira, oriundos da classe dos advogados.

A cerimônia contou com a presença de autoridades e os novos membros da mesa do Pleno do TRE-TO que foram saudados pelo presidente do Tribunal, desembargador Marco Antony Villas Boas, que lembrou dos quase dois anos de ausência da classe dos advogados na Corte. “Esse é um momento de muita alegria para nós do Pleno”, disse.

Além de Villas Boas, a mesa da Sessão Solene contou com a presença do vice-presidente do TRE-TO José de Moura Filho, o procurador regional eleitoral Rodrigo Luiz Bernardo Santos, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, o corregedor regional eleitoral José Ribamar Mendes Júnior, o ouvidor regional eleitoral Zacarias Leonardo e o diretor geral do TRE-TO, Francisco Cardoso.

Como convidados também participaram da mesa o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno, a corregedora geral de Justiça, desembargadora Ângela Maria Ribeiro Prudente e o presidente da OAB, Ercílio Bezerra e o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Raimundo Moreira.

Antes da posse, foi nomeado corregedor regional eleitoral o já membro do pleno, juiz José Ribamar Mendes Júnior em função anteriormente ocupada pelo corregedor Marcelo Albernaz.

O juiz Mauro José Ribas foi conduzido ao púlpito para juramento e assinatura do termo de posse pelo desembargador José de Moura Filho e pelo juiz Mauro José Ribas.

Em seguida, os juízes José Ribamar Mendes Júnior e Waldemar Cláudio de Carvalho conduziram o juiz João Olinto Garcia de Oliveira ao púlpito para prestar o compromisso e assinar o termo de posse.

O juiz Zacarias Leonardo saudou os empossados: “os novos juízes trazem equilíbrio e experiência de longa data. Tenho certeza que desempenharão com galhardia as devidas funções.”

“Nesse momento de extrema alegria que assumimos a democracia neste estado, serei aqui um juiz representante da advocacia. Esta nova ordem democrática que surge no país, impõe integridade na conduta e um passado livre de mácula”, comentou Mauro José Ribas.

João Olinto reafirmou o “empenho que terei em desempenhar as atividades de juiz membro. Agradeço a classe dos advogados e prometo que tudo farei para respeitar as prerrogativas da classe”, disse a mesa do Pleno e ao público.

Perfil dos juízes

João Olinto Garcia de Oliveira é graduado em direito pela Universidade Católica de Goiás. Em 2007, concluiu pós graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil pela Faculdade Albert Einstein de Brasília em 2007. Atualmente mora em Araguaína.

Mauro José Ribas é advogado e bacharel em administração de empresas, paranaense de Palmeira, residente de Palmas. Graduou-se em direito e administração de empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Fez pós-graduação em Direito e Estado pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. (Ascom TRE-TO)