Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Governo do Tocantins

Foto: Governo do Tocantins

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde do Estado do Tocantins (Sindessto) decidiu que os prestadores de serviço filiados ao sindicato irão paralisar o atendimento aos beneficiários do Plansaúde novamente. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nessa segunda-feira, 7, por causa de “atrasos sistemáticos dos pagamentos das faturas mensais que inviabilizam o funcionamento normal dos estabelecimentos”, informou a entidade.

Segundo o Sindessto, o atendimento será paralisado dentro de 15 dias. O documento da assembleia geral traz até o horário exato da suspensão do atendimento: às 0h01 do dia 22 de outubro.

O sindicato informou ainda que os atrasos frequentes têm causado desequilíbrio econômico-financeiro nas empresas, impossibilitando o pagamento de fornecedores e trabalhadores. Na semana passada, funcionários do Hospital Oswaldo Cruz denunciaram ao Conexão Tocantins que estão há 2 meses sem receber salário. O diretor do hospital, Walter Machado, informou que o atraso tem ocorrido em função da falta de pagamento do estado pelos atendimentos prestados através do Plansaúde.

O Sindessto citou ainda, entre os motivos para paralisação do atendimento, cortes indevidos de pagamentos por serviços já prestados; falta de contratos formais com prestadores de serviços; e imposição de valores impraticáveis aos prestadores.

A Secretaria da Administração do Estado (Secad) informou que ainda não foi notificada sobre a paralisação e que tem tomando as medidas necessárias junto aos prestadores de serviço. A Secad informa ainda que tem feito pagamentos contínuos aos prestadores. (Atualizada às 11h21)