Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante audiência de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2020 na Comissão de Finanças, Tributação e Controle da Assembleia Legislativa (AL), o secretário de estado da fazenda e planejamento, Sandro Henrique Armando, afirmou que pelo menos dois concursos estão garantidos para o ano que vem, da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros.

Segundo o secretário, os certames estão previstos e já tiveram orçamento liberado para realização. “O concurso da PM já está em andamento. Tem também o concurso dos bombeiros pronto para começar. São dois concursos que já vão começar”, afirmou Sandro Henrique Armando.

Segundo o secretário, apesar das limitações impostas pelo Governo Federal para o aumento de despesas com pessoal, os cursos poderão ser realizados já que terão como objetivo sanar o déficit de pessoal na PM e nos bombeiros. “Nós temos que ter um pouco de cautela porque a regulamentação do Governo Federal da Lei nº 173, nós não podemos aumentar despesas, a não ser essenciais, ou que estejam repondo perdas, que é o caso dos bombeiros e da PM, porque com a ajuda da União nós não podemos aumentar despesa de pessoal, mas nesse caso há exceção porque há déficit”, explicou.

Concurso da PM

Nesta terça-feira, 8, a Polícia Militar informou que o próximo concurso terá 1 mil vagas para soldado, sendo que 925 serão para a parte operacional, 50 para músicos, 20 para técnicos de enfermagem e outras 5 para técnicos em saúde bucal. Não haverá vagas para oficiais nesse certame.

Por causa da inclusão das vagas destinadas aos profissionais de saúde, o edital foi adiado pela organização do certame. A nova data não foi divulgada.

O edital já está pronto e pode ser divulgado a qualquer tempo pela organizadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).

Concurso do Corpo de Bombeiros

Cerca de R$ 2 milhões estão previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 (LOA) para a realização do concurso do Corpo de Bombeiros. A previsão orçamentária não garante a realização do certame, mas as informações são de que a organização está na fase de escolha da banca.