Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Batista/DPE-TO

Foto: Rafael Batista/DPE-TO

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) lançou nesta sexta-feira, 30, a cartilha “Vozes Fortes”, que aborda os direitos, a violência de gênero e a representatividade das mulheres na política. O material foi desenvolvido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem). 

O lançamento da cartilha, disponibilizado tanto no formato impresso quanto digital, foi realizado durante o workshop “Desafios para a prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher”, que aconteceu nesta sexta-feira no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, na sede da Defensoria Pública em Palmas.

Durante a solenidade de abertura, o 1º subdefensor público-geral, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, frisou o trabalho que a Defensoria tem realizado na defesa dos direitos das mulheres em todas as áreas, inclusive na política. “A Defensoria, sendo essa entidade feminina em meio a tantos órgãos masculinos do poder judiciário, representa uma simbologia importante da defesa feminina. A Defensoria Pública não deixa as mulheres do estado do Tocantins desguarnecidas. Nos 138 municípios, nas 38 comarcas, com nossos 117 defensores, estamos prontos para lutar, acolher e defender as mulheres tocantinenses”, disse Pedro Alexandre.

Presente no evento, o 2º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini, destacou que o trabalho da Defensoria, por meio de seus núcleos, pode transformar a realidade do estado. “Esse é um tema muito caro a todos nós, pois nossa sociedade ainda é muito machista. Temos visto uma pequena melhora, mas uma melhora que conta com a participação da Defensoria, e acredito que, gota a gota, conseguiremos transformar a sociedade.”

A cartilha

A cartilha faz um resgate histórico da participação feminina na política e fornece orientações sobre como combater a violência política de gênero em todas as fases eleitorais, além de caminhos para que as denúncias possam ser realizadas.

Durante o lançamento, a coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, destacou que os principais desafios enfrentados pelas mulheres atualmente incluem a desvalorização de suas capacidades políticas, a falta de apoio institucional e partidário, além da violência política de gênero, que inclui ataques verbais, difamação e ameaças físicas.

“Em meio a mais um pleito eleitoral, é importante que façamos esse trabalho de conscientização e promoção da igualdade de gênero para que mais mulheres participem dos espaços políticos e que os homens se conscientizem e se tornem aliados na luta pelo fim da violência”, enfatizou Pollyana Assunção. (DPE/TO)