Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Tharson Lopes

O 28º Terminal de Cargas do Brasil, instalado no aeroporto de Palmas e operacionalizado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, foi apresentado na manhã desta terça-feira, 9/06, durante o Seminário Novas Fronteiras para o Tocantins – Desenvolvimento do Comércio Exterior. O evento, realizado no auditório do Palácio Araguaia e que contou com a presença das instituições envolvidas e empresários de vários segmentos, discutiu os benefícios que o empreendimento poderá trazer ao Tocantins. 

O Terminal, completamente equipado para enviar e receber cargas do exterior, possui 4.198 metros quadrados de área construída, sendo 500 metros de armazém, pátio asfaltado, guarita com cancela e dilacerador de pneus, centro de processamento de dados, docas avançadas, transpaleteiras elétricas, empilhadeiras e envolvedoras. No entanto, para começar a funcionar precisa passar por um processo de alfandegamento, o que já está sendo feito pela Receita Federal a pedido da Infraero.

“Primeiro investimos para dotar a região de infraestrutura necessária para o desenvolvimento, pois a demanda virá atrás. Foi assim com todos os aeroportos e terminais de cargas do país”, disse Gustavo do Vale, presidente da Infraero, ao destacar a importância do Terminal de Cargas de Palmas para ao desenvolvimento do Tocantins, que segundo ele foi escolhido para sediar o empreendimento na Região Norte do Brasil devido a sua privilegiada posição geográfica.

O presidente da Infraero disse anda que o Seminário Novas Fronteiras para o Tocantins foi uma oportunidade para mostrar aos empresários do estado como o Terminal funciona na prática, e como utilizá-lo da melhor forma possível. “A nossa parte está feita, agora depende da comunidade econômica torná-lo plenamente viável, pois além de começar grande ele tem um enorme potencial para crescer”, acrescentou. 

Para o empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, Carlos Augusto Suzana, que na ocasião representou o presidente da instituição Roberto Pires, o Tocantins tem vocação para ser um núcleo logístico, integrando rodovias, ferrovia e hidrovia, e que por isso a indústria aposta no Terminal de Cargas no aeroporto de Palmas. “ Um Terminal bem instalado e em pleno funcionamento aquecerá a economia da nossa capital, pois vai atrair a produção inclusive dos estados vizinhos”.

Carlos Suzana destacou ainda que a plataforma é um incentivo a mais para o incremento da industrialização do Tocantins, e quem investir na região terá retorno certo, seja pela abundância de recursos naturais, localização estratégica e também pela credibilidade depositada pela Infraero e parceiros ao apresentar o importante projeto.

Já a vice-governadora do Tocantins, Cláudia Leles, lembrou que o Terminal chega para melhorar a logística do estado, que se configura como um importante centro logístico do Brasil, e elogiou a Fieto “por criar uma atmosfera importante para o desenvolvimento industrial. “O Terminal significa tempo e dinheiro, mais agilidade e menos custos para o empresário”, afirmou.